quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DIA DO ARQUIVISTA

Hoje 20 de outubro é comemorado o dia do Arquivista. O curso de Arquivologia da UEL tem muito o que comemorar. Esse ano conseguimos realizar o primeiro curso de Pós-graduação Lato Sensu na área de Arquivologia. Participamos enquanto representante do Curso em diversos eventos da área, discutindo os caminhos da arquivologia no Brasil (I Reunião Brasileira de Pesquisa e Ensino em Arquivologia) e disseminando a produção cientifica na área, destacando aqui a participação dos alunos de graduação e da pós-graduação. Conquistamos mais uma vez as quatro estrelas no guia do estudante, tivemos um aumento no número de candidatos escrito no Vestibular da UEL.

Assim, comemorando o dia do arquivista, hoje faremos uma matéria sobre esse profissional na Rádio da UEL. Desejamos (Colegiado do Curso de Arquivologia da UEL) a todos os profissionais Arquivista, sucesso e que sejam excelentes profissionais, pois o mundo do trabalho precisa de vocês.

Segue abaixo o resumo do trabalho que será apresentado pelas alunas e professsora do Curso de Especialização em Arquivos Empresariais da UEL no CNA em Vitória/ES


COMPARATIVO ENTRE OS ASPECTOS ARQUIVÍSTICOS DOS SETORES ACADÊMICO E FINANCEIRO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Gilmara Amorim Maciel,Ivone Gomes de Brito,Joelma dos Santos e Linete Bartalo

A organização do arquivo acadêmico, considerada como modelo, em uma instituição de ensino do Paraná foi comparada à organização do arquivo financeiro da mesma instituição como proposta de trabalho da disciplina Estratégias de Valorização do Arquivo do curso de Especialização em Gestão de Arquivos Empresariais da Universidade Estadual de Londrina. O comparativo foi um trabalho de análise e reflexão a respeito das configurações dos dois arquivos e teve como parâmetros: 1) A forma com que tratam e organizam suas respectivas documentações; 2) O uso que fazem dos documentos para suas atividades e as condições de disponibilidade dos mesmos para outros setores; 3) O valor que o usuário da informação concede ao arquivo; e 4) Tecnologias usadas para disponibilizar a informação. Com este estudo, buscou-se contribuir tanto para uma mudança de cultura organizacional como para a implementação da política de gestão documental, que envolva a elaboração do plano de classificação e construção da tabela de temporalidade dos documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário