terça-feira, 27 de abril de 2010

ARQUIVISTAS GRADUADOS NA UEL NO MERCADO DE TRABALHO

O curso de Arquivologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), criado em 1998, formou aproximadamente 180 (cento e oitenta) arquivistas que estão atuando em empresas públicas e privadas nos mais diversos setores. Sendo o profissional capacitado para a gestão da Informação, gestão de arquivos, criação e gestão de sistemas de informação, entre outras atividades técnicas e intelectuais, o arquivista vem conquistando o mercado de trabalho.

Um levantamento recente mostra que entre 2002 e março de 2010, estes graduados em Arquivologia pela UEL conquistam seu espaço nas indústrias alimentícia, metalúrgica, moveleira, farmacológica, petroquímica, hardwares e softwares, além de agroindustriais.

No setor privado, atuando em empresas de telecomunicações, transporte rodoviário, redes de farmácias, construção civil, seguridade social, tabelionatos, agências de emprego e usinas de beneficiamento.

No terceiro setor, junto aos profissionais liberais, os arquivistas graduados pela UEL estão em escritórios contábeis, advocacias, arquitetura e engenharia e também em arquivos especializados, como eclesiásticos, imprensa (TVs, revistas, editoras e jornais), hospitalares, cartórios, associações e entidades de classe.

Alguns destes ex-alunos de Arquivologia graduados pela UEL estão trabalhando em Sistemas de Arquivos universitários, estaduais e federais, Arquivos Públicos municipais e estaduais, Centros de Documentação e Pesquisa, e também na criação e implantação de Memoriais.

Há também alguns arquivistas que se dedicam ao ensino da arquivologia, tornaram-se professores colaboradores na própria UEL. Outros estão investindo na sua capacitação através de cursos de especialização e em mestrados.

Vale ressaltar que os arquivistas graduados pela UEL estão obtendo excelentes resultados em concursos públicos. Nos últimos meses, ex-alunos recém-formados foram aprovados nas primeiras colocações de alguns concursos.

As empresas têm percebido o quanto é importante a presença do arquivista na gestão das informações e de arquivos, realidade essa que comprova que a arquivologia é uma área em ascensão.

Por: Daniella Debertolis. Docente colaboradora do Departamento de Ciência da Informação da UEL. Graduada em Arquivologia. Especialista em Informação, Conhecimento e Sociedade pela UEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário