domingo, 18 de abril de 2010

A NOVA REITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA ELEITA PARA A GESTÃO 2010-2014 É BIBLIOTECÁRIA

Os bibliotecários tiveram uma ótima notícia no último 14 de abril, quando foi realizada a eleição para a escolha da nova reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma das mais importantes instituições de ensino superior do Estado do Paraná. A reitora eleita é bibliotecária e ingressou nessa instituição primeiro como aluna e posteriormente foi admitida por concurso público como bibliotecária da UEL. Ela exerceu esse cargo com zelo e dedicação até ser aprovada em concurso público para docente também na UEL. Fez mestrado na então Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e concluiu seu Doutorado em Ciência da Informação na mesma Universidade em 2006.

Mas a vocação para a administração já era observada na pessoa da professora Nádina desde a época em que atuava como bibliotecária chefe no Serviço de Circulação da então Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, pois era, à época, o setor da Biblioteca que possuía o maior número de funcionários e todos sob o comando da mencionada profissional.

Quando ingressou na docência , os professores do então Departamento Biblioteconomia , hoje Ciência da Informação, logo perceberam a sua segurança para tomar decisões, a maneira especial para lidar com questões administrativas, a facilidade para interpretação da legislação vigente na instituição bem como a vocação para liderar pessoas. Tanto foi assim que, com pouquissímo tempo de casa , ela foi eleita chefe de Departamento, cargo que ocupou por duas gestões. Na atuação com Chefe de Departamento chamou , pelos mesmos predicados já citados, a atenção da Comunidade do Centro de Educação, Comunicação e Artes - CECA , formada por professores, funcionário e alunos dos Cursos de Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biblioteconomia, Design Gráfico, Design de Moda, Jornalismo, Música, Pedagogia e Relações Públicas, de modo que essa comunidade a elegou por três gestões para o cargo de Diretora. Além desses cargos, a professora Nádina atuou como diretora do Sistema de Arquivo da Universidade Estadual de Londrina e sua atuação foi marcada pelo dinamismo, avanço do setor e sintonia com a comunidade universitária em geral.

Quem já trabalhou com a professora Nadina sabe que ela consegue aliar competência com sensibilidade, trabalha muito, toma decisões com rapidez e ainda consegue ouvir os problemas pessoais dos funcionários mais humildes.

Por fim, gostaríamos de dizer que conhecemos a Nadina há mais de 30 anos e uma de suas características é o fato de se manter como a mesma pessoa independente do cargo que ocupa. Isso é raro, uma vez que a maioria das pessoas no exercício de cargos deixa-se seduzir pelo poder, revelando comportamentos até então desconhecidos.

Pela sua história na Universidade, pelo fato de ter sido eleita contando com uma vice-reitora, professora Doutora Berenice Jodão, que tem igualmente um passado respeitável na instituição, acreditamos no sucesso da nova reitoria da UEL.

Por Ivone Guerreiro Di Chiara

2 comentários:

  1. Parabéns à UEL pela escolha democrática e sucesso à colega Dra. Professora Nádia.

    Cordialmente.
    Segemar
    http://lattes.cnpq.br/1371194313304725

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora Nadina,

    Ficamos muito felizes de saber que uma colega bibliotecária, está ocupando um cargo máximo e tão importante dento de uma Universidade. Fruto da sua competência e empreendorismo.

    Cordiais saudações,

    Jucélia de Oliveira Santos
    Bibliotecária/CRB-5 Coordenadora do Serviço de Biblioteca do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos - UFBA

    ResponderExcluir