sexta-feira, 11 de junho de 2010

I REUNIÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA




No período de 07 a 09/06/2010, as professoras Nelma Camêlo de Araújo Coordenadora do Curso de Arquivologia e a Professora Linete Bartallo, estiveram presentes na I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia, realizada em Brasília, coordenada pela Escola de Ciência da Informação da UnB, sob a orientação das Professoras Pós-Doutora Geogerte Medleg Rodrigues e a Professora Doutora Angélica Alves da Cunha Marques. O Objetivo dessa reunião foi à discussão e encaminhamentos para a área de Arquivologia no Brasil.

Estiveram presentes representantes dos Cursos de Arquivologia no Brasil das seguintes instituições: UFSM, UNIRIO, UFF, UnB, UEL, UFBA, UFES, UFRGS, UNESP, UEPB, UFPB, UFRG, UFMG, UFSC e UFAM.

Como convidados especiais, a Reunião contou com a presença do Professor Pós-Doutor José Maria Jardim e a Representante da Universidade Nacional de Córdoba e Membro do Berau do Conselho Internacional de Arquivos/SAE, professora Pós-Doutora Anna Szlejcher.

A Reunião deliberou sobre a criação de uma Associação de Ensino e Pesquisa em Arquivologia, a composição dessa Associação em principio ficou a cargo dos representantes das seguintes instituições: UnB (Coordenação Cynthia Roncaglio), UFSC (Eliana M. dos Santos Bahia), UEL (Nelma Camêlo de Araujo), UEPB (Jacqueline E. Barrancos) e UNESP (Maria Leandra Bizello). Outra deliberação significativa da reunião foi à criação de uma comissão de estudo sobre propor um Mestrado em Arquivologia no Brasil, sendo composta pelos seguintes membros e suas respectivas instituições: Professor Pós-Doutor José Maria Jardim, coordenador (UNIRIO), Professora Pós-Doutora Geogerte Medleg Rodrigues (UnB), Professora Doutora Telma (UNESP), Professora Doutora Anna Carla Almeida (UNIRIO) e a Professora Doutora Ana Célia Rodrigues (UFF).

A II Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia será realizada em 2011 na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, tendo como objetivo a divulgação das pesquisas produzidas no Brasil no campo da Arquivologia.

Maiores informações sobre o evento consultar o link: http://arquivologiaunb.ning.com/

Fonte: Nelma Camêlo de Araujo - Coordenadora do Curso de Arquivologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário