terça-feira, 29 de junho de 2010

VISITA AO ARQUIVO HISTÓRICO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ



Fundado em 1993, o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú é uma entidade vinculada à Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Funciona desde 2007 em sua nova estrutura, localizada na Terceira Avenida, centro de Balneário Camboriú.

O edifício possui três pavimentos: no térreo encontra-se a Biblioteca Municipal, no primeiro periódicos, obras raras, espaço para leitura e pesquisa e acesso à internet e finalmente no segundo está localizado o Arquivo Histórico. O acervo do arquivo conta com documentos de diversos suportes e tipologias, documentos estes provenientes da administração pública ou de interesse público, como fotografias por exemplo. A arquitetura do edifício possui uma concepção européia, tanto em sua forma como na idéia de biblioteca e arquivo partilhando o mesmo edifício. O projeto foi realizado por um arquiteto brasileiro que projeta este tipo de estruturas na Europa.
Desde o princípio houve preocupação com relação às condições ideais do edifício, no que tange as especificações técnicas de conservação e preservação. Dentre as especificações encontram-se: painéis-janela com filtro UV e térmico, lâmpadas com filtro UV, arquivo deslizante/prateleiras em aço, detectores de fumaça, ar condicionado entre outros. É interessante notar que na área reservada ao Arquivo Histórico não existem janelas, e sim painéis de vidro, com filtro UV, térmicos, à prova de sons e até reforçado, protegido contra perturbações urbanas. Desta forma, não há contato direto do ar poluído e com poeira oriunda da área externa, a estrutura parece ser vedada.

O Arquivo de Balneário Camboriú conta ainda com um Laboratório de Preservação e Restauro, onde os documentos são higienizados e tratados. A técnica em preservação e restauro responsável pelo Arquivo Histórico, Lilian Martins, comenta sobre os agentes mais comuns à sua realidade: “O agente que mais nos preocupa é o cupim. Ele ataca principalmente nossas obras raras, e também painéis em que fotografias estão expostas, é uma batalha árdua! Outro agente, peculiar à nossa localização é a maresia. O sal é altamente higroscópico, o que aumenta a absorção de umidade do papel e altera seu ph.”

Constantemente a entidade divulga seus trabalhos aos munícipes através de exposições, fotografias e documentos históricos do município. As pesquisas podem ser requeridas por e-mail ou telefone, maiores informações podem ser encontradas nas informações abaixo.

Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
3ª Avenida - esquina com Rua 2.500, nº 1325, Centro
Balneário Camboriú - SC
CEP: 88330-102
Site: http://www.camboriu.sc.gov.br/fundacaocultural
E-mail: arquivo@camboriu.sc.gov.br

Por: Giovan Filippi - Aluno do primeiro ano de Aruqivologia

Um comentário:

  1. Desejo e deixo nestas poucas palavras sinceros votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de cada um de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre vocês e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso. “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA SE TORNA ATRAVÉS DELE.”


    DESEJO SUCESSO!


    PAULO SOLUÇÃO
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    paulo.1470@hotmail.com
    S a l t o / S P

    ResponderExcluir